sexta-feira, 15 de outubro de 2010

15 DE OUTUBRO PARABÉNS,PROFESSOR QUE RESISTE E PERSISTE!!!

Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
O magistério é um ato político, assim como toda profissão, porque acontece no contexto das relações sociais onde se manifestam os interesses das classes sociais envolvidas no processo. E, como tal, assume um compromisso ético-político frente aos interesses sociais em jogo na sociedade.
A crise da educação é um dos cenários da crise do Estado, pois a educação é pública. O Estado tem obrigação de garantir, através das políticas educacionais, a oportunidade de um ensino de qualidade a todos. Portanto, a escola precisa de ideias claras e valores apropriados; a escola precisa ser menos dever e mais ser. Dentro de uma escola os protagonistas, ou seja, professores, alunos e família devem se perceber como aliados e não como inimigos.
O professor mal remunerado, numa escola pública propositalmente sem estrutura, os filhos da sociedade se matando para sobreviver e pais pedindo demissão de serem pais; uma mídia jogando contra, um bando de incompetentes com poder opinativo dando palpites sem conhecimento da dura realidade histórica, algumas áreas acadêmicas com visões de gabinetes não vendo o professor enquanto ser e humano também, e um corpo discente carente em função de tudo isso sendo culpabilizado pelos problemas graves do ensino público??? Como dizem, e agora, José? Não é o caso de culpa, mas de todos, governos e sociedade tomarem para si a decisão de priorizar e fazer acontecer uma educação verdadeira, séria, responsável, cidadã e de qualidade.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos.
Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. “Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.”(Paulo Freire).

VERA LÚCIA GOMES DE ALMEIDA
PROFESSORA E VEREADORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem, crítica, apoio ou reclamação. Esse espaço pertence a você eleitor.