quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Desrespeito: coleta de lixo inadequada em São João del Rei



Desrespeito

Após receber denúncias, tive a oportunidade de presenciar a coleta de lixo na Rua Irmãos Faleiro, Matosinhos. Não foi nada agradável...
Os moradores estavam indignados e com razão. O caminhão que coletava o lixo de maneira imprópria, deixava para trás o chorume que exalava mal cheiro por onde passava. Isso sem falar na quantidade de baratas, moscas, varejeiras e mesmo ratos no local por causa do lixo e sujeira da rua. O caminhão que coletava o lixo era impróprio para o serviço. Com certeza, os moradores pagam os impostos e merecem uma prestação de serviços adequada.
Por outro lado, faz-se necessário uma campanha educativa para a população colaborar com um ambiente agradável. Isso compete à secretaria do Meio Ambiente ou Administração. É preciso colocar lixeiras nas esquinas, é necessária a coleta seletiva com destino próprio. O ideal mesmo é ter, o mais rápido possível, uma Usina de compostagem e/ou reciclagem do lixo.
Fiz uma matéria sobre o episódio através de vídeo, fotos e denúncia. No dia seguinte a rua foi lavada, o lixo recolhido. Ficou definido que a coleta será feita nas terças, quintas e sábados, com outro caminhão.
Infelizmente, muitas vezes os problemas em nossa cidade só são resolvidos mediante pressão. Vale pois usar a força do 5º poder, que é o povo: participe, denuncie e cobre- você será beneficiado...
Vera Vereadora





2 comentários:

  1. Vereadora Vera,
    Meus parabéns!
    Você foi a única vereadora da cidade que não se intimidou e cobrou providências da prefeitura e da prestadora de coleta de lixo.
    Nunca antes vimos os nossos representantes municipais agirem assim.
    Pode sempre contar com nós saojoanenses.

    Julio Oliveira
    www.saojoaodelrei.webnode.com.br

    ResponderExcluir
  2. Outro problema da coleta em São João é o horário que nem sempre é o mesmo. Se fosse estabelecido um horário fixo para cada bairro seria o ideal, já que os moradores poderiam se organizar melhor e colocar o lixo na porta somente quando estivesse perto do horário de coleta. Aqui no bairro as vezes aparece alguns cavalos soltos, que destroem os sacos de lixo espalhando sujeira pelas ruas, o que não é nada agradável.
    E no centro, a quantidade de lixo que fica durante o dia. Acho que o ideal seria que a coleta lá fosse feita após o fechamento das lojas, seria melhor até para os motoristas.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua mensagem, crítica, apoio ou reclamação. Esse espaço pertence a você eleitor.