quarta-feira, 16 de março de 2011

TUMULTO E DESRESPEITO NA CÂMARA


Estou indignada com o desenrolar dos acontecimentos na Câmara de São João del-Rei.
Há muito tempo venho sendo cerceada nos meus projetos que ficam sempre atrasados para entrar em pauta, pois passam outros na frente.
Colegas vereadores debocham o tempo todo, fazem sinais e estão com o propósito de derrubada dos meus projetos.
Na sessão do dia 02/03, o vereador Gilberto usou palavras ofensivas às mulheres presentes e, na sessão seguinte, o presidente da Câmara disse simplesmente que outras pessoas falam muita coisa também, minimizando a atitude do vereador, conforme vídeo postado pelo Instituto Apoiar.
Ontem, 15/03, fui desrespeitada pelo presidente da Câmara que gritou comigo e desligou meu microfone, negando-me o direito de explicação, portanto considero que fui assediada moralmente pelo presidente da Câmara. Eu estava explicando que estava pedindo vistas ao projeto, porque não tinha em mãos a emenda apresentada pela comissão, da qual faço parte. As comissões não funcionam corretamente, pois nunca houve uma reunião sequer para discussão dos projetos que devem ter o parecer da comissão para depois entrarem em pauta. Por isso não assino os pareceres da Comissão Redação e Justiça.

Houve um tumulto no plenário, com agressão física de uma mulher a um estudante. Fato que poderia ter sido evitado, se o Presidente da Câmara tivesse tido habilidade, equilíbio e bom senso na condução dos trabalhos da Câmara, ao invés de reforçar atitudes negativas das agressoras.

Não existe uma organização interna na Câmara. Os vereadores teriam que ter acesso aos projetos bem como aos pareceres com um prazo maior para uma análise mais profunda. Normalmente os pareceres são dados de última hora.
Acompanhe as reuniões da Câmara filmadas e postadas no site: www.institutoapoiar.org.br

Precisamos exigir postura respeitosa da parte de todos.

Vera Vereadora

4 comentários:

  1. sem palavras, uma vergonha, acorda sjdr minha terra amada

    ResponderExcluir
  2. Nós sabemos o quanto a política de SJDR é perniciosa e retrógrada, haja vista o desenvolvimento pífio que a cidade vem apresentando nos ultimos anos. Grandes nomes na política nacional não se traduzem em desenvolvimento sem a ação dos cidadãos São Joanenses. Sendo assim, atitudes como as do atual Presidente da Câmara são até esperadas, pois somente um estudante viu, no primeiro momento, o abuso de autoridade que estava ocorrendo alí. Uma sala cheia e outros só notaram depois que o rapaz se pronunciou. E na assembléia ainda teve um número enorme de cidadãos, completamente cegos, desconhecedores do que é democracia e, mesmo que tirem algum proveito pessoal disso, não tem noção das implicações em se apoiar tais desmandos de um presidente da câmara.
    São João Del Rei, hoje, já é motivo de tristeza em várias cidades vizinhas. Uma cidade que está enterrando o seu potencial nas falácias de emergêntes sem escrúpulos e de tradicionais sem brio.
    Vereadora Vera, a cidade de São João Del Rei precisa de você e de cidadãos como este estudante, só assim vislumbrará o desenvolvimento sustentável e a elevação da autoestima.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Vera parabenizo seu trabalho em São João del-Rei. Mas considero inportante fortalecer a organização coletiva dos grupos populares da sociedade, e não se pautar por questões pequenas. Nós precisamos, antes de tudo, nos organizar, e temos uma grande oportunidade, agora, com o surgimento da organização Assembleia Popular. É IMPORTANTE QUE AS DIVERSAS FORÇAS QUE CONSTROEM ESSA ORGANIZAÇÃO TTRABALHEM PARA FORTALECER OS INTERESSES COLETIVOS E POPULARES, E NÃO SUBMETAM ESSA ORGANIZAÇÃO AOS INTERESSES DE DETERMINADAS ENTIDADES. Sei que já houve várias tentativas de organizar um movimento coletivo que agrupasse todas organizações populares e os sindicatos da cidade, e sempre aconteciam problemas, as organizam que trabalham nesse sentido, e que se mantiveram fazem um trabalho bom, mas tem pouca fundamentação política.. Então, este é um momento de avanço nas lutas populares de São João del-Rei, porque a Universidade cresceu muito e a partir de agora os estudantes sempre estarão envolvidos em mobilização popular por aqui... Mas por outro lado, a expansão da Universidade trouxe problemas para a cidade, que a população não consegue entender direito, como o aumento dos aluguéis, isto, evidendentemente, não é culpa dos estudantes, e a expansão da Universidade tende a trazer muitos benefícios, é necessário, então, muita disciplina, organização e seriedade para aproveitar esses benefícios. É preciso sempre discutir com a população e sempre pensar nos interesses coletivos de toda a sociedade, principalmente das classes populares. A minha conclusão é que a expansão da Universidade tráz problemas e melhorias (muito mais melhorias que problemas), é preciso discutir esse problemas de forma séria, junto com a população e aproveitar as vantajens e o momento propício para a organização popular da cidade...

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua mensagem, crítica, apoio ou reclamação. Esse espaço pertence a você eleitor.