terça-feira, 12 de julho de 2011

Prefeito não comparece e secretário admite rodeio mesmo contra lei




AUDIÊNCIA PÚBLICA – 07 DE JUHO DE 2011

ANIMAIS SOLTOS E ABANDONADOS NAS RUAS: PROBLEMAS E SOLUÇÕES.

Prefeito não comparece e secretário

admite rodeio mesmo contra lei


Cai o mito de que a microchipagem de animais é cara. Prefeitura gastaria apenas 7 reais para cada microchip

"Gostaríamos de convidar o prefeito de São João del-Rei, Nivaldo José de Andrade, ou seu representante, para compor a mesa". Silêncio no Auditório da Polícia Militar, onde ocorreu, na quinta, 7 de julho, a audiência pública sobre animais soltos nas ruas. O prefeito não compareceu, nem mesmo seu representante. Longe dos holofotes da mídia nacional, também não participaram do debate o secretário de meio ambiente e boa parte dos cidadãos que, há poucas semanas, movimentaram as ruas e a Câmara em defesa dos animais.

O debate mostrou que a microchipagem de animais, como forma de identificar e responsabilizar quem não cumpre a guarda responsável, é consenso. Defenderam a prática a coordenadora do Projeto Amigos de Quatro Patas (UFSJ), professora Leila Gaya, a presidente da Sociedade Protetora dos Animais, Mara Souto, o coordenador de zoonoses do município, Valdisnei Lopes, e o jornalista da rede ambiental UFSJ Bioagradável, Rogério Alvarenga.

Caiu o mito de que a chipagem é cara. O coordenador de zoonoses afirmou que cada microchip sairia, para a prefeitura, apenas 7 reais. Para fazer a leitura das informações de todos os animais, o investimento num único leitor, que custa 700 reais, seria suficiente. Nas próximas discussões, fica no ar a pergunta: se é tão importante e barata, por que ainda não colocamos em prática a medida? Outras ações sugeridas foram esterilização em massa de cães, espaço para tratar e encaminhá-los à adoção, e aumento no valor da multa para quem tem o animal, inclusive de tração e produção, apreendido.

Lei proíbe rodeio

A discussão esquentou quando o assunto foi o rodeio previsto para agosto no município. Da plateia veio a pergunta: haverá o rodeio, mesmo sendo contra uma lei municipal? O secretário de agricultura, Marcus Frois, não conseguiu responder à pergunta, afirmando que está conversando com o prefeito sobre a lei, porque o município precisa gerar renda com os animais. "Lei é para ser cumprida, não tem o que conversar", desabafou um dos presentes no auditório.

Nos últimos dias, o prefeito do município Resende Costa, a 30 quilômetros de São João, tem aparecido na televisão para comunicar o cancelamento do rodeio e outras atividades envolvendo animais na exposição local, "não havendo outra alternativa em virtude da lei", sem que isso interfira nos shows musicais. Os são-joanenses aguardam para saber se, em sua cidade, a lei vale.

A audiência pública foi proposta pela vereadora Vera do Polivalente. Também compareceram os vereadores João da Marcação e Rosinha do Mototáxi. Nos próximos dias, será disponibilizado no site do Instituto Apoiar e compartilhado no Contrato Natural vídeo completo da audiência.

Texto acima compilado do blog: blogdocontratonatural.blogspot.com

SUGESTÕES APRESENTADAS POR PALESTRANTES E PÚBLICO

1- Castração dos cães de rua.

2- Testes de doenças e procedimentos sanitários.

3- Campanhas de guarda responsável.

4- Adoção.

5- Fiscalização do abandono e de maus tratos, inclusive de animais de tração.

6- Microchipagem também para animais de grande porte.

7- Cães comunitários.

8- Capacitação de agentes de saúde.

9- Casa de passagem e não canil.

10- Médico veterinário na administração.

11- Eutanásia somente se estiver muito doente.

12- Multas.

13- Centro de Zoonose.

14- Convênios para ação conjunta com os municípios vizinhos.

15- Reinstalação do CODEMA.

16- Fiscalização da fauna silvestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem, crítica, apoio ou reclamação. Esse espaço pertence a você eleitor.